O e–commerce tem vindo a crescer nos últimos anos e, como tal, tornou–se crucial que os lojistas on–line ofereçam aos seus clientes uma experiência de compra excelente. Felizmente, existem algumas maneiras de melhorar a experiência do usuário no seu site da sua loja e assim, aumentar as vendas.
Aqui estão 15 dicas para melhorar a experiência do usuário em um e–commerce:
O design da sua loja é crucial para a experiência do usuário. O seu site deve ser atraente, bem organizado e fácil de navegar. Se o seu site for confuso ou difícil de usar, os visitantes simplesmente irão desistir e procurar um site melhor.
Os visitantes do seu site de querem ver uma boa variedade de produtos para escolher. Se o seu site só tem uma pequena seleção de produtos, os visitantes provavelmente irão procurar outro lugar para fazer as suas compras então ter uma rotina de inovação e novidade no seu estoque fará com que algo novo sempre apareça e mantenha o interesse do público, não se esqueça de quebrar a rotina mas sem sair da sua curva ABC, isso vai garantir que o teu público permaneça sempre ansioso pelo seu próximo passo.
Os preços dos produtos devem ser claros e fáceis de encontrar no seu site. Se os preços forem difíceis de encontrar ou confusos, os visitantes irão se frustrar e eventualmente desistir da compra o que pode se tornar irreversível, tenha em mente o primeiro tópico mantenha a melhor experiencia possível foque em uma características do preço existem lojas que dão ênfase no preço quebrado e na quantidade de parcelas possíveis para chamar a atenção, é uma boa sacada mas misturar e deixar confuso é um tiro no pé, seja com preço quebrado ou inteiro a idéia principal é, escolha a melhor forma de exibir seus preços e dê ênfase nela.
Já dizia o sábio “uma imagem vale mais que mil palavras” e isso é FATO uma boa imagem pode ser o elemento decisivo entre a compra e a desistência de um usuário, por isso as imagens dos produtos devem ser não só de boa qualidade mas de perfeita qualidade quase dando a sensação de que aquilo que o visitante está vendo na sua tela é o produto em si e não só uma imagem, a imagem deve causar uma experiencia tão profunda que a única forma de ele ter uma experiencia mais intensa é tendo o verdadeiro produto nas mãos, e é a partir daí que o desejo começa a agir.
Imagens de baixa qualidade ou imagens confusas quebram o encanto do seu possível comprador e uma vez quebrado o encanto dificilmente virá um sim.
Se os visitantes tiverem problemas ou questões sobre os produtos, eles devem ter acesso a um suporte ao cliente eficiente e que os faça se sentir especial, as grandes empresas como apple, ifood e netshoes são ótimos exemplos de como um pós venda e um bom atendimento fazem diferença para manter clientes antigos e de quebra conseguir novos clientes, problemas acontecem o tempo todo como gestores sabemos disso mas se sua equipe não oferecer um bom suporte ao cliente, os visitantes não voltarão ao seu site,
uma sacada aqui que talvez você já saiba mas ainda não parou para pensar, na esmagadora maioria das vezes os clientes mais fiéis da marca são aqueles que tiveram um problema que foi levado em consideração e no fim resolvido.
O sistema de busca do seu site de deve ser fácil de usar e deve permitir que os visitantes encontrem os produtos que procuram. algumas lojas optam pelo comando de voz na barra de pesquisa essa é uma ótima sacada independente do público ou persona que vá ser atingido, seu cliente sempre vai buscar facilidade e como bons empreendedores que somos aceitamos que nossa premissa básica é facilitar ou (conduzir) o cliente ao caminho que ele quer chegar.
De todas as dicas que foram passadas aqui essa é de longe a mais importante que discorremos, seu potencial comprador deve se sentir seguro ao comprar no seu site desde do primeiro clique no anuncio até o clique de finalização de compra, se ele estremecer ou duvidar por um milésimo de segundo da índole do site, todo o trabalho feito todos os anúncios pagos todos os plugins adquiridos foram em vão, o seu site de deve ter um bom sistema de segurança e certificados e selos que comprovem as informações o mais comum hoje é o SSL mas existem outros selos como o Certisign o Clearsale e o Black Friday legal além de outros para proteger os dados dos visitantes que você pode conseguir para passar mais confiabilidade no seu site.
O Endurance é o time de performance senior especializado em e-comerce's da RD4 marketing, graças a vivência e conhecimento adquirido de mais de 3 anos de operação é um dos times de referencia no mercado digital do sul do país onde a presença de lojas online tem mais força.