Checklist de Seo para E-commerce: Sua Loja no Topo do Google

Otimizar sua loja virtual para aparecer nas buscas orgânicas do Google, não é tão complicado quanto parece, principalmente com um Checklist de SEO.

Mas apesar desse trabalho não ser complicado, como eu disse acima, ele é um pouco demorado, principalmente se o seu nicho e/ou palavra chave escolhida tive muita concorrência.

Porém conseguimos preparar um checklist simples para que você possa começar seu trabalho, papel e caneta na mão? então vamos lá!

Checklist SEO: Configurações Recomendadas

Ative as opções de dados sociais e demográficos, comércio eletrônico e remarketing.

Envie o Sitemap XML do seu site, caso você não saiba o endereço do seu sitemap (geralmente é www.sualoja.com.br/sitemap.xml), consulte sua plataforma, eles certamente saberão informar.

Localize erros de indexação na sua loja e caso encontre, procure corrigi-los imediatamente.

Vincule o seu Google Analytics com o Search Console, assim você terá acesso a dados e estatísticas mais precisas em relação ao tráfego orgânico da sua loja.

Pesquisa e Planejamento de Palavras Chave

Nessa etapa, para utilizar corretamente o seu Checklist de SEO, você vai usar o Planejador de Palavras Chave do Google Adwords, é uma ferramenta gratuita. Essa ferramenta vai te dar sugestões de palavras chave, junto com seu respectivo volume mensal de buscas no Google.

O interessante nesse momento é tentar imaginar como o seu consumidor faz buscas pelo seu produto, quais as palavras que ele costuma usar na busca?

Use e abuse do planejador, para encontrar diversas variações das palavras chave, relacionadas ao seu negócio / produto.

Ao lado das palavras chave e do volume, a ferramenta também vai lhe mostrar um preço medido de custo por clique, válido em anúncios vinculados a essa palavra chave no Google Adwords.

A concorrência informa o grau de competitividade por essa palavra chave no caso de anúncios no adwords.

Dica: Prefira Palavras de Calda Longa
O ideal é que você escolha sempre uma palavra chave de calda longa. Chamamos assim, palavras chave que tem menos concorrência, por não serem tão “óbvias”. Um volume de buscas mensais interessante seria entre 200 e 1000.

Otimização das Páginas

Essa parte é um pouco mais técnica, porém fundamental no seu projeto de Checklist de SEO. É aqui que vamos mostrar ao Google, que o seu conteúdo deve ser vinculado aquela palavra chave previamente escolhida.

Em todas as páginas da sua Loja Virtual, haverão alguns atributos de HTML, os principais que você precisará otimizar são os Cabeçalhos; H1, H2, H3 e H4.

Antes de começar, você precisa definir em seu planejamento, qual palavra chave deseja otimizar em cada página da loja virtual. Somente uma palavra chave por página.

Dica: Lembre-se que não somente os produtos são páginas em sua loja virtual. Cada Categoria, Subcategoria e Marca, também é uma página e podem ser otimizadas para determinadas palavras chave. Não esqueça também que a HOME também é uma página e precisa otimização.

Tenha somente um H1 em cada página: H1 geralmente é o título da página, ele só dever ser usado uma vez em cada página. Caso hajam outros cabeçalhos, estes deverão ser definidos como H2, H3 ou H4.

Também é importante que os “Hs” estejam em ordem na loja, ou seja, um abaixo do outro.

H1 (Título): Se certifique que seus títulos tenham no máximo 70 caracteres.

Obviamente a palavra chave escolhida deve ser inserida no seu H1, H2 e em outros caso seja possível.

Escreva a “meta description” da sua página com no máximo 150 caracteres: Esse atributo “meta description”, não tem influencia alguma no seu posicionamento nas buscas, porém, mesmo assim é importante preenchê-lo. Pois ele é exatamente como sua página aparecerá nas pesquisas.

Escreva uma meta description com um resumo do produto, destaque alguns benefícios e desperte um pouco de curiosidade no usuário. Isso irá incentivá-lo a clicar e acessar sua loja.

URL Amigável: A url da sua página precisa ser amigável, sem códigos ou numerações esquisitas. Inclua a palavra chave na url.

Ao separar palavras na URL, use o hífen ( – ) ao invés do ( _ )

Imagens dos Produtos: Antes de fazer upload e inserir imagens nos produtos, renomeie o arquivo, incluindo a palavra chave no nome do arquivo. Após o upload, insira a palavra chave também no atributo ALT da imagem.

Use imagens leves, quanto mais leve melhor para o carregamento da sua página.

Outros Fatores que Influenciam no SEO E-commerce

Sua loja precisa ter um layout  responsivo: Layout responsivo é um layout que se adéqua aos vários tipos e tamanhos de telas como computadores, notebooks, tablets e smartphones. Sua loja precisa ter um design responsivo. O Google já avisou o mercado que passará a ignorar sites não responsivos.

Velocidade da Loja: O tempo de carregamento das suas páginas, é um ponto importantíssimo no ranqueamento nas pesquisas. Procure colocar imagens leves no site, isso vai ajudar um pouco. Use a ferramenta Google Page Speed Tools para avaliar a velocidade do seu site. Quanto mais rápido, melhor.

Concluindo: Checklist Seo para Ecommerce

Então meu amigo, uma vez que você conseguir colocar em prática esse Checklist, seu site começará a atrair muito mais tráfego orgânico e gratuito. Lembre-se que esse é um trabalho de “formiguinha” e “longo prazo”.

Estabeleça um horário diário para sua tarefa de SEO, comece pelos fatores onpage, como otimização de páginas, descrições de produtos, imagens e outros fatores que dependam apenas de você.

Depois disso, construa um Blog para sua empresa e ofereça conteúdo de valor para seus consumidores. Tenha em mente que empresas que possuem blog, tem 434% mais tráfego orgânico vindo dos sites de busca. Acho que esse dado é bem relevante, concorda?

O próximo passo é buscar parcerias para link building estratégico. Faça uma lista dos influenciadores do seu Mercado, assim como de blogs e sites de conteúdo que tenham relevância com o seu nicho. Busque parcerias e/ou artigos patrocinados.

Espero que você tenha gostado do Checklist de SEO do E-commerce na Prática.

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Time Endurance - RD4 MARKETING

O Endurance é o time de performance senior especializado em e-comerce's da RD4 marketing, graças a vivência e conhecimento adquirido de mais de 3 anos de operação é um dos times de referencia no mercado digital do sul do país onde a presença de lojas online tem mais força.

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