6 Estratégias de pós-venda para fidelizar seus clientes

Um pós-venda eficiente é o segredo para fidelizar clientes e ver seu negócio crescer cada dia mais.

Afinal, é depois de fechar negócio com o cliente que começa o verdadeiro trabalho de relacionamento.

Se você oferecer um excelente suporte, enviar ofertas exclusivas e garantir a satisfação do consumidor, terá muito mais chances de conquistar uma base fiel aumentar suas vendas.

Continue lendo e saiba como encantar seus clientes depois da venda.

O que é pós-venda?

Pós-venda é o conjunto de ações realizadas por uma empresa após o consumidor finalizar uma compra, incluindo o atendimento prestado, as comunicações enviadas e a oferta de novos produtos e benefícios.
Uma boa estratégia de pós-venda tem como objetivo manter e estreitar o relacionamento com os clientes, transformando-os em compradores frequentes e promotores do seu negócio.

Qual a função do pós-venda

A função do pós-venda é garantir que o cliente receba um atendimento de qualidade após a compra, fique satisfeito e volte a fazer negócio com a empresa.

Se você pensa que a missão está cumprida após o fechamento do negócio, saiba que ainda há muito trabalho a fazer para conquistar o cliente.

Na verdade, o momento logo depois da compra é o mais delicado, pois é quando o cliente analisa se o produto ou serviço valeu a pena e se a empresa entregou tudo o que prometeu.

As reclamações de que a empresa “abandonou” o consumidor depois do pagamento são muito frequentes, e podem prejudicar muito a reputação do seu negócio no mercado.

Por isso, toda empresa preocupada em satisfazer e fidelizar seus clientes precisa ter uma boa estratégia de pós-venda.

Se você cometer o erro de dar toda a atenção do mundo ao consumidor antes da venda e depois ignorá-lo, terá problemas sérios com sua imagem e perderá clientes valiosos.

Além disso, o pós-venda também serve para manter um contato frequente com seus clientes e criar campanhas de marketing para gerar mais vendas.

6 estratégias de pós-venda para fidelizar seus clientes

Agora que você já entendeu a importância de estruturar ações de pós-venda no seu negócio, conheça 6 estratégias para fidelizar seus clientes!

1. Atualize o cliente sobre o status da compra

Após fazer um pedido na sua loja, o consumidor ainda tem que aguardar a confirmação da compra e a entrega da encomenda, o que pode gerar ansiedade e expectativas.

Para manter a pessoa bem informada durante esse processo, uma boa prática é atualizá-la sobre o status de cada etapa da compra, por meio de canais como e-mail, SMS ou WhatsApp.

2. Envie ofertas personalizadas

Depois de fechar a venda, você terá informações suficientes sobre o cliente para enviar ofertas personalizadas para ele.

Então, aproveite para enviar ofertas, descontos e promoções exclusivas para quem já comprou de você.

Afinal, é mais fácil gerar uma venda a partir da sua base de clientes fiéis do que começar o processo do zero.

3. Parabenize o cliente em datas especiais

A data mais importante é o aniversário do cliente, mas você também pode enviar e-mails em datas comemorativas como Natal, Ano Novo, páscoa, Dia dos Pais, etc., dependendo das informações que possui.

Outra tática interessante é enviar uma mensagem de um ano da primeira compra do cliente — melhor ainda se tiver um desconto para ele celebrar comprando novamente de você.

DICA: uma tática que funciona muito é disponibilizar um cupom de desconto ou uma oferta exclusiva (como um brinde) para aqueles que comprarem no seu site no mês do próprio aniversário, faça um cupom personalizado com o nome do cliente dependendo do volume da sua base, esse tipo de carinho e cuidado com o cliente normalmente é recompensado com advogados assiduos da sua marca.

4. Ofereça promoções exclusivas

Quem não gosta de receber um desconto? Para incentivar os clientes a comprarem novamente com você, oferecer benefícios exclusivos, como cupons de desconto, frete grátis, brindes e ofertas especiais, é uma excelente estratégia de pós-venda.

Uma dica é fazer campanhas de e-mail marketing segmentadas de acordo com o perfil, o histórico de compra e as preferências dos consumidores. Assim, será possível enviar as promoções mais relevantes para cada tipo de comprador.

Você ainda pode aproveitar esse tipo de comunicação para divulgar, em primeira mão, as novidades e lançamentos da sua loja.

Ao promover essas ações especiais e personalizadas para os clientes, eles vão se sentir valorizados, aumentando as chances de fazerem novas compras no seu e-commerce.

5. Crie programas de fidelidade

Assim como os descontos, os programas de fidelidade são uma estratégia muito eficaz para incentivar os clientes a comprarem novamente na sua loja.

Esse tipo de ação consiste em atribuir pontos a cada compra feita. Os consumidores acumulam essa pontuação, que pode ser trocada posteriormente por descontos especiais, brindes, ofertas exclusivas e outros benefícios.

Para restaurantes de delivery, por exemplo, é possível oferecer um prato grátis quando o cliente alcançar um determinado número de pedidos no local. O comprador será estimulado a pedir mais vezes no restaurante, para conquistar a recompensa.

Nesse ponto, é importante destacar que você nunca deve prometer o que não consegue cumprir. Isso vai gerar insatisfação nos consumidores, prejudicando a imagem da sua marca.

6. Crie uma lista de e-mail marketing

Se você puder investir um pouco mais, você pode usar ferramentas de e-mails marketing, como a RD Station ou o Mailchimp.

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes no pós-venda, pois permite um contato mais direto com seu cliente e ao mesmo tempo menos invasivo.

Para começar, você pode criar uma lista de e-mails e mandar mensagens com ofertas, promoções e novidades da sua empresa.

Com o tempo, você pode segmentar esses e-mails para diferentes grupos de clientes para melhorar sua comunicação.

Mas lembre-se: o cliente precisa autorizar o envio de e-mails e todas as mensagens devem ter a opção de descadastramento (o famoso opt-out).

Dica bônus: Surpreenda o cliente na entrega do produto

Que tal encantar os clientes no momento da entrega? Para isso, invista no unboxing experience, ou seja, na experiência do consumidor ao receber e abrir a encomenda feita na sua loja.

Algumas práticas que você pode implementar nesse sentido são:

  • personalizar as embalagens com a identidade visual da marca;
  • enviar brindes, amostras grátis e cartões customizados junto das compras;
  • incluir cupons de desconto para próximos pedidos.

Essas ações vão surpreender o consumidor, e ele pode, até mesmo, decidir compartilhar a experiência nas redes sociais de maneira espontânea, expandindo o alcance da sua marca para outras pessoas.

Conclusão:

Agora que você já sabe o que é pós-venda e como manter uma experiência memorável depois que o cliente já fez sua primeira aquisição, é hora de colocar as dicas em prática e fidelizar seus consumidores.

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