Cada vez mais pessoas estão fazendo suas compras pela internet, e é importante que as lojas estejam preparadas para converter o tráfego em compradores.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a aumentar a taxa de conversão da sua loja utilizando de estratégias extremamente pontuais que se aplicadas garantirão retorno para o seu caixa.
cada vez mais pessoas acessam a internet pelo celular, e se o seu site não estiver otimizado para dispositivos móveis, você pode esta perdendo muitos clientes.
levando isso em consideração seja extremamente criterioso na escolha do profissional que vai desenvolver seu novo site ou atualizar o antigo a responsividade é indispensável para as compras online, visto que milhares de compradores passam a maior parte do tempo na rede por dispositivos móveis e a grande maioria prefere comprar por eles pela facilidade e popularização dos bancos digitais, fique atento a essa dica e coloque-a em prática.
investir em anúncios para sites de busca e redes sociais pode ajudar a aumentar o tráfego qualificado para a sua loja online, esse tipo de tráfego é indispensável para que sua loja cresça até por que não adianta simplesmente ter tráfego no site, ele precisa ser de pessoas que tem real interesse no sseu produto.
se os seus clientes tiverem dúvidas ou problemas, é importante que eles possam contatar a sua loja de forma fácil e rápida.
um site bem desenhado pode prever gargalos e ajudar a converter mais visitantes em clientes, já que uma boa experiência de usuário é importante para a decisão de comprar ou não determinado produto, um bom UX designer pode auxilia-lo na descoberta de gargalos e pontos de fuga que vão aumentar sua taxa de conversão quase instantaneamente.
o carrinho de compras deve ser fácil de usar, carrinhos escondidos com a experiencia ruim ou com a falta de clareza no checkout são uma péssima rotina que os compradores enfrentam hoje, e (olha só) esses problemas podem ser resolvidos com pouquíssimos cliques e até plugins gratuitos no wordpress caso seu site use dessa plataforma, um carrinho fácil e intuitivo pode ser um decisivo para que o cliente não desista da compra no meio do processo.
Já falamos sobre isso aqui no blog mas não custa nada repetir, quanto mais opções de pagamento você oferecer, mais chances de converter o cliente. Oferecer diversas opções de pagamento pode ajudar a minimizar o número de carrinhos abandonados. Alguns clientes podem preferir pagar com cartão de crédito, enquanto outros podem preferir usar um serviço de pagamento online, como PayPal. Oferecer várias opções de pagamento pode ajudar a atender às necessidades de todos os seus clientes.
o processo de compra deve ser o mais simples possível, sem pedir muitas informações pessoais irrelevantes para que o cliente não desista no meio do caminho.
uma boa dica é entrar no sua loja e fazer uma compra teste pensando com a cabeça de um gestor, se você vir alguma informação que seu site pede e que sua inteligência comercial não usa para nenhuma estratégia, corte isso do seu site, você vai otimizar muito tempo do seu cliente e ganhar muito fluxo por isso.
descontos e promoções podem ajudar a converter mais visitantes em clientes, já que é uma forma de atrair a atenção do cliente, mas lembre-se oferecer desconto sem uma boa estratégia pode transformar a euforia das vendas sequenciais em um grande prejuízo na outra ponta, use dessa estratégia com consciência e de uma forma que seja lucrativa no longo prazo.
uma ultima dica é usar da estratégias cupons de desconto sazonais como “primeira compra” e “compre 3 ganhe 4” esse tipo de estratégia ajuda a manter um CAC baixo e um LTV alto.
A venda não acaba na venda com certeza você já ouviu essa máxima o serviço de entrega é importante para a satisfação do cliente, e deve ser rápido e eficiente e além de tudo o pós venda deve ser acompanhado de perto, com boas estratégias de member get member que vão fazer com que a popularidade da sua loja cresça cada vez mais, um branding bem trabalhado é o maior patrimônio de uma loja online.
O Endurance é o time de performance senior especializado em e-comerce's da RD4 marketing, graças a vivência e conhecimento adquirido de mais de 3 anos de operação é um dos times de referencia no mercado digital do sul do país onde a presença de lojas online tem mais força.