Aumente suas Vendas com CHAT ONLINE no seu Ecommerce

O chat online é uma importante funcionalidade no setor de Atendimento ao Cliente do seu ecommerce, ele pode auxiliar muito nas vendas da sua loja virtual.

Se você já tem ou está pensando em começar um negócio na internet, é relevante demais pensar em formas de se diferenciar no atendimento.

Um sistema de chat online bem administrado vai te ajudar a solucionar dúvidas de clientes rapidamente, além de auxiliá-los a finalizar suas compras.

Confira abaixo 8 Motivos para você Implantar um Sistema de Chat Online no seu Ecommerce o mais rápido possível:

1 – Aumento nas conversões

Você já se deu conta do número de clientes que, mesmo interessados, acabam saindo do seu site sem comprar nada?

Isso não acontece por acaso. Em muitos desses casos, os clientes foram embora porque tiveram dúvidas ou não confiaram o suficiente na loja para comprar.

Sua loja virtual com um chat ao vivo passa a oferecer suporte rápido, solucionando as possíveis dúvidas dos clientes e direcionando-os para a finalização de sua compra.

2 – Economia de tempo

Quando você é empreendedor no comércio eletrônico, geralmente fica sobrecarregado com todas as diferentes atividades que precisa executar diariamente.

Diante disso, não é muito inteligente gastar o seu tempo respondendo emails com dúvidas dos clientes que, muitas vezes, acabam nem comprando seus produtos…

Com um chat online você consegue resolver essas questões de forma instantânea, economizando tempo e energia.

3 – Entendimento da sua persona

Com um bate papo honesto junto aos seus clientes através do chat, você poderá entender mais claramente quais são as principais dúvidas frente aos produtos da loja.

Sendo assim, você saberá quais produtos precisam de uma descrição mais clara, quais itens estão chamando mais atenção do consumidor etc.

Entender as demandas da sua clientela é um dos fatores-chave do sucesso da sua loja virtual.

4 – Ganho de credibilidade

Ao contar com um chat online para ecommerce, você estará tirando as dúvidas dos seus clientes em tempo real.

Isso quer dizer que, enquanto estiverem conversando, você terá a oportunidade de mostrar que sabe tudo sobre o produto que está vendendo… Isso é importante, pois as pessoas querem estar seguras de que compraram com um especialista – e fizeram, com isso, o melhor negócio possível.

5 – Humanização da marca

Já falamos isso por aqui, mas vale repetir: as pessoas não compram de empresas, elas compram de outras pessoas.

É por isso que, mesmo os grandes players como a Netshoes, por exemplo, estão investindo cada vez mais em atendimentos personalizados.

Ao contar com um chat online no seu ecommerce, você automaticamente estará humanizando a sua marca.

Ao receber respostas que não são automáticas, o cliente logo perceberá que existe outra pessoa ali dedicando tempo e atenção para satisfazer os seus desejos. Isso, na maioria das vezes, aumenta muito sua estima pela marca.

6 – Você à frente da concorrência

Com a urgência que a internet trouxe para a vida das pessoas, o consumidor já não aceita mais ficar esperando pela boa vontade dos lojistas.

Se ele não consegue solucionar uma dúvida sobre determinado produto, vai de concorrente em concorrente até encontrar exatamente aquilo que está buscando

Ao oferecer atendimento online instantâneo, você resolve todos os problemas da sua persona e a deixa na cara do gol, pronta para comprar.

Essa é uma arma e tanto para conseguir “roubar” clientes dos concorrentes.

7 – Mais segurança aos olhos do mercado

Se você tem uma loja virtual, provavelmente já percebeu que um dos grandes problemas desse mercado está na desconfiança dos clientes.

E não é pra menos… É só olhar a quantidade de notícias sobre fraudes e vamos entender perfeitamente o “pé atrás” dos e-consumers.

Ao disponibilizar um chat rápido que apareça em sua tela assim que o usuário acessa o site, você poderá agir para tranquilizá-lo e falar sobre seus certificados de segurança ou gateways de pagamento, por exemplo, que permitem uma compra online com total segurança e conforto.

 

8 – Melhora o relacionamento com os clientes

Você já percebeu como é bom falar com os canais de atendimento de empresas como o Nubank?

Além de atender você a qualquer hora do dia, os caras ainda te tratam com respeito e fornecem todas as informações solicitadas… Por mais complexas (ou óbvias) que sejam.

Isso é que é, de fato, se importar com o cliente. Não é à toa que tantos consumidores defendem o Nubank com unhas e dentes.

EXTRA: Ferramenta de captação de dados

Por fim, outro recurso que diferencia o chat online do atendimento via telefone, email ou redes sociais são seus formulários para captação de dados.

Seja antes, durante ou após o término de uma sessão de atendimento, você poderá oferecer formulários para que visitantes informem seu nome, telefone, e-mail e outros dados pertinentes ao atendimento.

A partir disso, é possível cadastrá-los em sua base de leads e, inclusive, integrar todas estas informações à outras ferramentas, como sistemas de CRM, ERP, ferramentas de e-mail marketing e muito mais.

Tudo isso facilita o acompanhamento de leads em seu funil de vendas e também otimiza trabalhos como a qualificação dos mesmos.

Notou como uma ferramenta de chat online pode ir além de apenas um canal de atendimento? Existem ainda outros recursos comumente oferecidos por soluções profissionais, como:

  • Chatbots;
  • Atalhos para respostas;
  • Tradutor automático;
  • Ferramentas de Callback;
  • Notificações push para mobile (smartphones, tablets etc);
  • Relatórios de desempenho de operadores;
  • Cálculos de índice de satisfação.

Entre diversos outros recursos analíticos ou operacionais projetados para melhorar tanto o desempenho de sua equipe, quanto a administração do setor de atendimento e vendas.

Vale a pena investir em um chat online

Esperamos que este conteúdo tenha o ajudado a perceber como este tipo de tecnologia pode fazer toda a diferença nos resultados de seu negócio, permitindo que retenha e conquiste cada vez mais clientes e transforme o atendimento online em um diferencial competitivo.

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