As lojas online têm se tornado cada vez mais populares, devido à comodidade e praticidade que oferecem aos seus clientes. No entanto, com o volume de pessoas migrando para esse mercado a concorrência fica cada vez mais acirrada, com isso é importante que os lojistas encontrem maneiras de aumentar o ticket médio por usuário.
Felizmente, existem algumas estratégias que podem ser seguidas para atingir este objetivo. Veja abaixo algumas estratégias efetivas para aumentar o ticket médio por usuário:
Algumas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar o ticket médio são o up sell e o down sell. O up sell é a estratégia de oferecer um produto mais caro para o cliente, enquanto o down sell é a estratégia de oferecer um produto mais barato. Ambas as estratégias visam aumentar o valor total da compra do cliente. Outra estratégia que pode ser utilizada para aumentar o ticket médio é a criação de ofertas combinadas, onde são oferecidos dois ou mais produtos por um preço mais baixo. Essa estratégia incentiva o cliente a comprar mais produtos na loja, aumentando o valor total da compra.
Oferecer descontos em produtos complementares também é uma das mais efetivas estratégias de venda online por exemplo se o cliente está comprando uma televisão, pode-se oferecer um desconto em um aparelho de som. Essa estratégia incentiva o cliente a adquirir produtos complementares, aumentando o valor total da compra.
Outro exemplo de estratégia de desconto em produtos complementares é oferecer um desconto na compra de um par de sapatos se o cliente também comprar meias. Esse desconto pode ser apresentado na forma de uma porcentagem ou de um valor em dinheiro.
a primeira empresa a fazer uso dessa estratégia foi a amazon em 2009 que oferecia descontos em livros se o cliente também comprasse um Kindle. Essa estratégia se tornou muito popular e foi copiada por outras lojas online.
apesar de uma estratégia antiga ela se consolidou como uma das mais lucrativas até hoje.
Outra estratégia que pode ser utilizada para aumentar o ticket médio é criar uma área VIP com descontos exclusivos para os clientes mais fiéis. Essa é uma ótima maneira de recompensar os clientes que mais compram na loja e fidelizá-los. Além disso, os descontos exclusivos farão com que os clientes tendam a comprar mais na loja, aumentando o valor total das compras.
Alguns exemplos de descontos que podem ser oferecidos na área VIP são descontos em compras futuras, descontos em produtos selecionados.
Os descontos em compras futuras funcionam da seguinte maneira: o cliente tem um desconto em todas as compras que fizer na loja durante um determinado período de tempo a amazon e a submarino são dois grandes exemplos de usuários assíduos desse tipo de estratégia.
Já os descontos em produtos selecionados são um pouco mais controlados, o cliente tem um desconto em um ou mais produtos da loja essa é uma estratégia muito usada pela netshoes.
Oferecer brindes para as compras acima de um determinado valor é uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio geral do site, essa estratégia fará com que o cliente se sinta recompensado por gastar mais na loja e tenda a comprar mais produtos na próxima compra. Além disso, o brinde pode ser um produto que complemente a compra do cliente, o que o incentivará a comprar mais produtos na loja. Alguns exemplos de brindes que podem ser oferecidos são miniaturas, canecas, chaveiros, squeezes e livros mas isso irá variar do segmento da loja.
2 grandes exemplos de lojas que usam dessa estratégia são a Americanas e a Saraiva.
O Endurance é o time de performance senior especializado em e-comerce's da RD4 marketing, graças a vivência e conhecimento adquirido de mais de 3 anos de operação é um dos times de referencia no mercado digital do sul do país onde a presença de lojas online tem mais força.