Graças a pandemia do coronavirus varias empresas ao redor do mundo enxergaram o potencial do mundo digital para aumentar suas vendas, essa conscientização em massa pode ser aplicada a setores que já viviam e estavam inseridos nessa realidade quanto a empresas mais tradicionais
hoje separamos o case de sucesso de uma empresa de investigação geotécnica que teve R$ 200.000 a mais em caixa em 6 meses de projeto, tornando nossa assessoria o principal ponto de aquisição de novos clientes em 2020 e 2021.
você vai ler esse post em no máximo 3 minutos, vamos lá?
A primeira ação desse projeto como em todos os outros foi entender quem eram os clientes o que estavam buscando, o que os faria comprar dessa empresa e não de outra, que tipo de oferta chamaria atenção desse possível comprador, então a primeira ação foi fazer o dever de casa conversar pesquisar entender analisar, e por fim traçar a melhor estratégia com os dados obtidos.
tendo as idéias em mente pegando cada público alvo e os respectivos serviços que ofereceríamos para cada persona nós juntamente com a equipe comercial selecionamos os serviços de sondagem a trado a percurssão e rotativa para iniciarmos nosso trabalho, nesse primeiro momento não trabalhamos com branding em paralelo, nosso foco principal foi performance e foi o que trouxemos.
Entendido quais serviços venderíamos e quem são os clientes a primeira estratégia utilizada foi entender onde posicionaríamos nosso cliente para que ele tivesse o melhor resultado no menor tempo, obviamente as redes de pesquisas se tornaram uma ótima opção e juntamente com isso iniciamos processos de display ads para melhorarmos o impacto no remarketing de clientes que estavam fazendo orçamento.
Também focamos no treinamento do time comercial para que soubessem lidar com os leads que estavam chegando e conseguirem fazer uma boa qualificação passando todos por um BANT que desenvolvemos aqui na assessoria com o dados que a empresa nos passou, e nesse caso usamos dois canais, telefone e whatsapp, ambos tivemos bons resultados porém no quesito geral as campanhas de captação que eram usados o telefone para retorno apresentaram uma performance melhor no fechamento de novos cliente, graças ao rapport gerado pelo time comercial.
Tudo isso trouxe resultados muito positivos, como já vimos, levando o faturamento a R$200 mil em seis meses de atendimento da nossa assessoria de marketing, tonando-nos representantes de cerca de 40% dos lucros da empresa naquele período.
em relação aos aprendizados tivemos vários que não é possivel enumerar por aqui, cada case que temos nos dá mais experiencia e habilidade sobre determinada prática ou mercado, então um dos nossos principais processos é documentar tudo o que aprendemos e fizemos ao longo de um projeto, mas se fossemos selecionar os 2 maiores com certeza seriam:
entender a necessidade de humanizar o contato. Seja da empresa com o cliente, ou ainda da própria assessoria com a empresa.
Outro aprendizado que podemos enfatizar é sobre fazer o dever de casa e executar o básico bem feito. Assim, é possível conhecer o cliente e todas suas dores e desejos, não pecando pelo básico, e estruturando uma base estratégica forte para executar ações mais assertivas.
UM ÚLTIMO DETALHE: o gráfico ao lado mostra a quantidade de leads que entraram em contato no decorrer do período selecionado, dessa quantidade de contatos a empresa converteu cerca de 73,68% ou seja 98 leads em novos clientes.
O Endurance é o time de performance senior especializado em e-comerce's da RD4 marketing, graças a vivência e conhecimento adquirido de mais de 3 anos de operação é um dos times de referencia no mercado digital do sul do país onde a presença de lojas online tem mais força.