Fulfillment: Guia definitivo para implementar no seu e-commerce

Fulfillment é um termo originário do inglês que significa, em tradução livre, cumprimento, realização, preenchimento. Em logística, usa-se o termo order fulfillment para se referir ao atendimento do pedido do cliente, ou seja, o conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final, visando sempre o maior índice de satisfação possível.

A prática do fulfillment está diretamente ligada com todas as operações logísticas e da cadeia de suprimentos e pode ser crucial no processo de fidelização dos clientes, tendo em vista que a prestação de um serviço de qualidade é um diferencial em um mercado exigente e competitivo como o atual.

Deve-se atingir a excelência no serviço prestado para que sua empresa se consolide como uma referência no mercado e se sobressaia no momento da decisão da compra. Pensando nisso, o fulfillment surge como uma opção de estratégia capaz de otimizar todo o processo.

Mas afinal, o que é Fullfilment?

De forma resumida, podemos dizer que Fullfilment é o serviço que engloba toda a operação logística, ou seja, desde o momento em que o pedido é recebido até o momento em que ele é entregue. Geralmente, quem presta este tipo de serviço são empresas especializadas em logística que possuem foco total no cliente, e por conta disso, procuram fazer o trabalho de forma rápida e eficiente. Além disso, ao contratar uma empresa que fornece o serviço de Fullfilment, você deixa de ter despesas de pessoal, espaço para estocagem, tecnologias, entre outros custos.

Como funciona o fulfillment?

Uma loja virtual pode coordenar seu próprio fulfillment de ponta a ponta. Para isso, precisa integrar muito bem suas áreas de logística, operações e atendimento.

Ou, então, pode apostar em empresas especializadas neste serviço.

Um site que usa um serviço de fulfillment apenas recebe o pedido do cliente. Já a armazenagem, separação, packing, transporte, e, às vezes, até o atendimento ao cliente ficam nas mãos da terceirizada.

Normalmente, o repasse do pedido é feito através do sistema de ERP do lojista, integrado ao sistema da empresa terceirizada.

A loja virtual fica responsável por repor o estoque de produtos junto à empresa parceira. Ela, então, cuida da armazenagem, separação e embalagem (pick e packing), e, finalmente, do envio ao consumidor final.

resumidamente os serviços prestados são:

  • Emissão de notas fiscais e relatórios;
  • Controle de saída de produtos em estoque;
  • Recebimento e preparação de pedidos;
  • Rastreio e distribuição das entregas;
  • Suporte ao cliente, troca e devolução.

De forma prática para negócios de e-commerce, o fulfillment é uma solução importante que visa sempre a experiência de compra do cliente, agilizando processos e fazendo com que a logística ocorra da melhor forma.

 

Vantagens do fulfillment para o e-commerce

Esse processo de logística do e-commerce, é indispensável para os negócios do varejo digital.

Quando bem realizado gera diversos benefícios para os empreendedores e para os consumidores, que passam a contar com mais qualidade nas etapas da compra.

Redução de custos

Em muitos casos, só é possível otimizar despesas de armazenamento, manuseio e logística ao fazer melhorias pontuais. Ou ao aumentar consideravelmente o volume de vendas — o que não é nada fácil.

A boa notícia é que, ao eliminar a necessidade de um armazém próprio, serviços de fulfillment diminuem custos fixos de manutenção da estrutura física, segurança e pessoal envolvidos.

Vale destacar que essa modalidade também traz muitos benefícios para e-commerces regionais.Por terem escala, empresas de fulfillment conseguem oferecer frete e logística com condições mais competitivas para diferentes localidades.

Redução dos prazos de entrega

As empresas especializadas nesse serviço contam com equipes mais robustas, uma logística especializada, equipamentos de ponta e sistemas informacionais especializados.

Dessa forma, os processos que envolvem a comercialização de produtos online se tornam mais eficientes e rápidos.

Além disso, essas empresas concentram um grande fluxo de movimento, já que atendem a diversos clientes.

Logo, elas podem tornar a jornada, da chegada do produto à entrega, muito mais profissional e ágil.

Com um volume grande de entradas e saídas, os custos de operação também se tornam mais vantajosos.

Descentralização do estoque

Com um volume grande de pedidos, dependendo do modelo do negócio online, é preciso contar com um espaço físico grande para garantir a boa gestão de estoque.

Logo, os gastos com espaço físico, equipamentos, colaboradores e meios de transporte se tornam despesas consideráveis para os empreendedores online.

Ainda, coordenar e garantir uma boa gestão de estoque é um fator que demanda logística, trabalho e pessoal especializado no assunto.

Logo, a descentralização do estoque é um fator que pode se tornar um diferencial competitivo, diminuindo custos e aumentando a qualidade do serviço.

Escalabilidade do negócio

Um serviço de fulfillment pode acelerar a escalabilidade de lojas virtuais. Vamos supor que o seu e-commerce apresente crescimento considerável em vendas. Afinal, você trabalha com esse objetivo!

Esse tipo de operação permite que o aumento não precise ser acompanhado da contratação de mais pessoas e de um armazém maior para dar conta da logística.

Outro benefício está relacionado a datas sazonais, como Natal e Black Friday. Se não quiser terceirizar o fulfillment de vez, você pode optar por essa estratégia apenas em períodos de alta demanda.

 

Quais as etapas do fulfillment

Agora que já sabemos o que é fulfillment e qual a importância dessa logística para o bom funcionamento das vendas online, é preciso entender de maneira mais aprofundada quais são cada uma das etapas que envolvem a logística de vendas e entrega de produtos digitais. Veja a seguir!

Estoque

O primeiro passo das operações consiste no armazenamento das mercadorias adquiridas pela loja online.

Essa etapa de estocagem pode ocorrer em um espaço próprio ou alugado.

O importante é que os produtos fiquem em boas condições de armazenamento, para evitar que danos ocorram.

A gestão desse estoque é fundamental para que os produtos estejam organizados e para que o e-commerce possa garantir que estarão disponíveis aos compradores digitais.

Separação

Na separação, é feita a organização, por tamanho, modelo e cor, após uma compra ter sido realizada na loja online.

Com isso, é demandado bastante atenção para que os produtos sejam rapidamente localizados no estoque e separados de acordo com o pedido realizado, garantindo que não haja erros.

Caso contrário, será preciso lidar com a logística reversa e o impacto negativo que isso gera às empresas.

Embalagem

A embalagem é a etapa que garantirá que o produto vai chegar em excelente condição para o consumidor final.

Logo, é preciso escolher o material certo e garantir maior eficiência nessa etapa, com ferramentas automatizadas e especializadas.

Do contrário, podem ocorrer danos no produto ou aumentar o tempo de entrega, caso seja feito de forma manual.

Transporte

Com os produtos devidamente separados e embalados, é preciso efetivar o envio ao cliente.

Nesse caso, o e-commerce terá que levar o produto embalado até uma transportadora ou a uma agência dos correios.

Em todos os casos, nesse momento, é demandado pelo mercado consumidor que haja uma tecnologia de rastreamento do produto.

Pós-entrega

O pós-venda é o momento de coletar informações sobre todos os processos da negociação, da venda na loja virtual à entrega na casa do consumidor final.

A satisfação com a compra e com o modelo de entrega é fundamental para a perenidade do negócio.

Empresas fornecedoras de fulfillment

Para os e-commerces que já estão pensando em encontrar um parceiro para se responsabilizar pela logística do fulfillment, vamos apresentar a seguir alguns dos principais nomes de referência.

Alguns marketplaces, inclusive conhecidos realizam esses processos, confira!

Fulfillment da Amazon

Desde 2020, a logística da Amazon funciona no Brasil e faz todas as etapas de recebimento, gerenciamento, separação e envio dos produtos.

Além disso, a empresa oferece suporte aos clientes, produtos elegíveis pela Amazon e muito mais.

Correios Log+

Esse serviço dos Correios costuma trabalhar, na maioria dos casos, com empresas de pequeno porte.

O pagamento é realizado por unidade armazenada e entregue e a empresa ainda oferece integração com software de ERP e atendimento, embalagem gratuita sem um pedido mínimo, entre outras vantagens.

Existem técnicas e práticas eficientes que ajudam o e-commerce a otimizar os resultados desse processo logístico.

Essas boas práticas devem ser seguidas por empresas que não terceirizam o serviço de fulfillment. 

É fundamental que sua plataforma de e-commerce conte com integrações eficientes e conexão com os principais ERPs, APIs e softwares de controle de inventário, na maioria das plataformas é disponibilizado um tutorial para implementação além de informações sobre os serviços disponiveis.

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