Hoje separamos um dos nossos cases de sucesso com um e-commerce de moda feminina que atua principalmente no Brasil mas também no exterior com core business em jeans de luxo, eu fiz as contas e você vai ler esse post em no máximo 5 minutos,
preparado? então vamos lá!
A loja já era conhecida nos arredores na região de atuação porém recebemos a conta deles por uma agencia para que fizéssemos um re-trabalho de descoberta de produtos campeões e escala, analisamos a conta a fundo buscando o “top 1 segmentos” que mais convertiam para a partir dele pudéssemos fazer campanhas altamente eficazes e que dessem o resultado de base para testes,
porém percebemos que a curva ABC desse cliente em específico era muito variada entre os segmentos por isso optamos por uma abordagem diferenciada, ao invés de focarmos em um segmento com os melhores produtos que foi o que tínhamos acordado, o nosso time junto com o time comercial da loja chegou a conclusão de que ter 4 seleções de produtos pudesse ser a melhor estratégia pois com os dados regionais e de públicos gerados podaríamos ter um maior resultado a longo prazo, a partir dessa estratégia começamos no processo de construir margem extra.
Partindo desse dado criamos campanhas de escala para esses produtos para que pudéssemos aumentar o ROAS (retorno sobre investimento) para termos margem para testes futuros aliamos a isso estratégias de up sell e down sell dentro do site já que a variedade de opções do mesmo produto era grande, juntamente com ofertas de Kit’s de outfit complementares por todo o site e em nossos anúncios, unimos os produtos de maior venda (calças, vestidos e macacões) com os que vendiam bem porém menos (blusas de seda e suéters)
Por serem dados validados as campanhas foram um sucesso, e saímos do faturamento semanal de 15 mil reais para 28 mil reais na semana seguinte.
O roas anteriormente antes do nosso trabalho era de 3 ou seja para cada um real investido em ads retornava três, nós conseguimos aumentar esse ROAS para 5 o que nos deu um roas extra para descobrirmos novos produtos de escala e aumentarmos o numero de “top segmentos”
No total tínhamos 6 (ÓTIMAS) campanhas de vendas rodando com roas de 5 e orçamento de R$ 300 reais por dia alinhamos com os gestores que iniciaríamos agora o ponto de inflexão, esse é um passo extremamente comum para alguns segmentos, a lógica por trás é bem simples como nós aumentamos o roas médio há um nível seguro poderíamos agora “queimar esse roas” de 5 para no máximo (se fosse necessário) 3 aplicando o valor extra em testes controlados para descobrirmos novos produtos que teriam um grande potencial de aumentar o faturamento geral da loja.
Usando dessa estratégia descobrimos mais 2 grandes segmentos o de cintas modeladoras e calças jogger até então fora da curva ABC da loja.
Com todos os segmentos, dados de bons produtos individuais, dados de público comprador e indicadores (CPA, ROAS, ARPU, LTV) nas mãos começamos o processo de escala progressivamente, começamos com escalas verticais e por fim escalas horizontais, fazendo testes agora com estratégias de lances novas e frequência de impressão para acharmos nosso magic number em ambos os indicadores,
ao fim de 90 dias esse foi o resultado.
O que contei aqui não foi nem 20% do trabalho que tivemos essa foi a lógica bruta por trás da operação por trás disso existiu um incansável trabalho de pesquisa de público, reuniões semanais de alinhamento com a equipe comercial, consultorias com a equipe de UX design para imaginar melhorias que poderiam otimizar o site, e mais uma tonelada de pesquisa de satisfação com os consumidores finais, tudo isso e muitos dados, nos garantiu o resultado que a loja teve, e garantiu mais um case para o hall do time.
O Endurance é o time de performance senior especializado em e-comerce's da RD4 marketing, graças a vivência e conhecimento adquirido de mais de 3 anos de operação é um dos times de referencia no mercado digital do sul do país onde a presença de lojas online tem mais força.