O que são gatilhos mentais e como usá-los para faturar mais?
O Marketing Digital se utiliza de muitas estratégias para gerar Leads e obter e fidelizar clientes. Das mais simples às mais complexas, a eficiência delas gira em torno de algo em comum: dar às pessoas o que elas querem ou precisam na hora e lugar certos. Uma dessas técnicas é o uso dos gatilhos mentais.
Apesar do nome, não se trata de manipulação ou hipnose: os gatilhos mentais fazem parte da psicologia, cuja compreensão é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Todos os seres humanos possuem estímulos e motivações parecidos que, quando ativados, conduzem para a ação.
Sendo assim, o primeiro passo é conhecer e compreender seus clientes para saber como influenciá-los. O próximo passo será descobrir quais são os gatilhos mentais existentes e que podem ser aplicados à sua estratégia de Marketing Digital.
Sabendo como a mente dos seus clientes funciona e quais ferramentas usar, você terá o poder de influenciá-los em suas tomadas de decisões. Por isso, preparamos um post especial para você descobrir quais são esses gatilhos mentais e como poderá usá-los na sua estratégia.
Gatilhos mentais são discursos utilizados para aumentar suas vendas. Seja treinando sua equipe ou utilizando algumas estratégias no marketing nas suas redes sociais, é possível usar alguns recursos simples para que sua empresa feche mais negócios.
De acordo com um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), todas as nossas decisões são tomadas no inconsciente, e só depois vêm à consciência, com uma justificativa racional.
Parece familiar?
essa é uma das frases que mais usamos aqui no time, “as pessoas compram na emoção ejustificam com a razão, e isso não é a toa.
Existem diversos gatilhos mentais, mas alguns deles são mais utilizados.
A seguir, você confere os principais:
GATILHO MENTAL DA ESCASSEZ
Este é um dos gatilhos mentais mais famosos.
Ele consiste em incitar nas pessoas a sensação de perda.
Dessa forma, com medo de ficar sem um produto ou serviço, o cliente efetiva a compra.
COMO APLICAR O GATILHO MENTAL DA ESCASSEZ?
Você pode apresentar a quantidade de produtos que ainda estão disponíveis na sua loja, desde que sejam poucos.
Mas lembre-se: é fundamental que os números sejam reais.
Exemplo:
GATILHO MENTAL DA URGENCIA
O gatilho mental de urgência explora um hábito comum dos seres humanos, que é deixar tudo para depois quando há essa opção.
Por isso, esta técnica se baseia em provocar a ação imediata.
COMO USAR O GATILHO MENTAL DA URGENCIA?
Utilize expressões e mensagens que demonstram brevidade.
Você pode, ainda, estabelecer um prazo para que uma conduta seja praticada.
Exemplo:
GATILHO MENTAL DA AUTORIADADE
Ser uma autoridade em um assunto é ter expertise comprovada.
Isso faz com que o cliente tenha confiança na sua marca e no seu produto ou serviço.
Por consequência, a decisão de compra se torna mais fácil para ele.
COMO APLICAR O GATILHO MENTAL DA AUTORIDADE?
De fato, você precisa dominar vários conhecimentos sobre o mercado no qual está inserido, o que é, natural, quando existe experiência.
E os seus clientes podem ficar por dentro disso quando você compartilha conteúdos explicativos e inovadores.
Exemplo:
GATILHO MENTAL DA RECIPROCIDADE
Assim como no gatilho da urgência, o da reciprocidade se vale de um comportamento bastante comum dos humanos, que é retribuir algo que lhe é dado de graça.
Nesse caso, é esperado que o cliente forneça seus dados ou, no melhor dos cenários, realize uma compra.
COMO USAR GATILHO MENTAL DA RECIPROCIDADE
Por aqui, a sacada é oferecer um conteúdo gratuito ou um brinde, esperando que o consumidor se sinta agradecido e venha a retribuir, assinando um serviço ou comprando um produto..
Exemplo:
GATILHO MENTAL DA PROVA SOCIAL
Entre as necessidades dos indivíduos, está a de ser aceito e conviver bem em grupos.
E isso é exatamente o que o gatilho da prova social coloca à prova.
É o ato de convencer o cliente de que ele precisa de um produto ou serviço para fazer parte da comunidade.
COMO USAR O GATILHO MENTAL DA PROVA SOCIAL
Mostre que a sua marca é escolhida por pessoas bem-sucedidas ou que tenham tido excelentes resultados com a sua solução.
Exemplo:
GATILHO MENTAL DO “PORQUÊ”
Mais um dos gatilhos que estimulam o cérebro e desencadeiam uma emoção positiva é o do “porquê”.
Ao usá-lo, o cliente entende que haverá uma solução para determinada dúvida, o que o mantém interessado no que você tem a dizer.
COMO APLICAR O GATILHO MENTAL DO PORQUÊ?
Prepare um conteúdo que destaque o porquê a sua marca é importante e como ela pode ajudar em determinada situação.
Exemplo:
GATILHO MENTAL DA ANTECIPAÇÃO
Mexer com as expectativas em relação ao futuro é o que está por trás do uso deste gatilho.
A ideia, portanto, é criar boas perspectivas sobre o lançamento de um produto ou serviço.
COMO USAR O GATILHO MENTAL DA ANTECIPAÇÃO?
Planeje ações de publicidade que “preparem o terreno” para as novidades.
Faça divulgações instigantes, que despertem o desejo de adquirir o que está sendo ofertado.
Exemplo:
GATILHO MENTAL DA NOVIDADE
Quem é que não gosta de uma novidade, não é mesmo?
Os seres humanos adoram conhecer e experimentar coisas novas.
Neste gatilho, o prazer da descoberta é estimulado.
COMO APLICAR O GATILHO MENTAL DA NOVIDADE
Procure atribuir uma atualização ou melhoria à sua solução e faça com que isso se torne um diferencial importante.
Exemplo:
Lembre sempre: o importante é ser útil e relevante na vida do seu cliente.
Por isso, antes de sair disparando os gatilhos por aí, estruture as suas operações e busque ser o melhor para o seu público, cada gatilho tem um momento correto para ser usado então vai do bom senso da sua equipe de desenvolvimento estratégico reconhecer onde cada gatilho vai encaixar melhor na sua estratégia.
Há quem confunda persuasão com manipulação, mas os conceitos são bem diferentes. Manipular é o ato de conduzir a decisão do outro, quase como se fosse uma decisão sua.
Já persuasão é a ação de apresentar argumentos que levem o outro a refletir e, assim, realizar uma escolha.
Então, vale esclarecer que os gatilhos mentais exploram a persuasão, e não a manipulação.
Preparado para colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo? Esperamos que sim.
Mas, antes de fechar esta janela e sair correndo para manifestar emoções nos seus clientes, o que acha de continuar navegando no blog e ler outros conteúdos tão interessantes como esse?
Aproveite!
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