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Facebook Youtube Instagram Linkedin Sobre a RD4 contato Página do produto: 5 dicas para otimizar e vender mais Você sabe que a página de produto
Você já considerou a possibilidade de investir em SEO no Google Meu Negócio?
Nesse caso, destaco logo de cara uma característica muito importante, que é o foco em negócios locais.
O SEO local ganhou muito mais projeção no Google nas últimas atualizações de seus algoritmos.
O Google Meu Negócio é uma das maneiras de obter audiência em um raio relativamente pequeno de atuação.
Saiba como fazer do jeito certo e tenha resultados melhores com essa ferramenta.
Lançada em 2014, a plataforma Google Business, ou Google Meu Negócio, substituiu as antigas páginas de empresas no maior motor de busca do mundo.
Funciona como um site, no qual uma empresa pode exibir suas soluções de forma simplificada, utilizando recursos básicos.
Trata-se de uma ótima alternativa para micro e pequenos negócios que não contam ainda com conhecimento, recursos e infraestrutura para montar um site profissional.
O fato de ser uma ferramenta simples não quer dizer que o SEO Google Meu Negócio não seja efetivo.
Muito pelo contrário, ele pode gerar resultados tão bons quanto um site completo, desde que você saiba explorá-lo.
Um dos objetivos do Google ao lançar a plataforma Meu Negócio foi dar espaço para empresas locais nos resultados de busca.
Faz todo sentido, já que se eu busco por uma “loja de produtos pet em Vila Isabel”, não tem por que eu visualizar o site de uma loja em uma localidade distante.
Nesse aspecto, o Google Meu Negócio funciona como um site básico, no qual um potencial cliente pode encontrar sua empresa e obter informações essenciais sobre ela.
Por ser uma plataforma destinada a públicos locais, a primeira informação que você precisa fornecer, depois do nome da empresa, é justamente sua localização.
A partir da região informada, o Google passará a mostrá-la nos resultados na busca web e no Maps.
No site, você pode também inserir fotos que mostrem o seu negócio, além de criar botões para realização de chamadas telefônicas, rotas e pedidos de cotação.
Uma vez no site, tudo que fazemos enquanto estamos navegando também é registrado em pequenos arquivos pelos cookies, que ficam armazenados no navegador.
Por exemplo: ao entrar no site, podemos definir uma série de preferências como fundo de tela, idioma ou seção preferida.
Essas informações são retidas pelos cookies, de modo que, em futuros acessos, você não precise configurar novamente suas preferências.
Conforme aponta uma pesquisa da Safari Digital (em inglês), 46% das buscas feitas no Google incluem algum tipo de intenção de localização.
Outro dado importante é que 97% das pessoas buscam por soluções em negócios locais.
A partir desses dados, fica evidente que, quanto mais otimizado um site estiver para ser encontrado por essas pessoas, mais chances terá de converter.
“Mas Neil, eu já tenho um site e faço um trabalho de SEO nele sem foco em buscas locais. Preciso do Google Meu Negócio?”
Quando se trata de marketing digital, quanto mais plataformas de divulgação, melhor.
O Google Meu Negócio é uma delas, portanto, nada impede de criar um perfil, da mesma forma que cria uma página em uma rede social, e aproveitar algum benefício.
Se o seu negócio já explora o SEO, pode aproveitar o Meu Negócio para refinar ainda mais sua estratégia, focando em palavras-chave long tail de apelo regional.
Até mesmo para quem já tem um site, abrir uma conta no Google Meu Negócio representa uma possibilidade a mais de divulgação.
Isso porque ele foi projetado para permitir que pessoas sem muito conhecimento sobre marketing digital possam promover seus negócios.
Em poucas etapas, é possível configurar uma página de forma bastante simples.
Volto a destacar que essa simplicidade não significa que o Google Business não seja eficaz.
Ele pode gerar os mesmos resultados de um site profissional, ainda que não disponha de ferramentas e recursos mais completos.
Confira na sequência o que mais ele pode fazer pela sua marca.
Quem está dando os primeiros passos em um empreendimento, se depara com um desafio e tanto: ganhar notoriedade.
O caminho natural para isso é investir em publicidade, contudo, essa pode não ser uma opção para quem empreende por necessidade, por exemplo, ou é MEI.
O Google Meu Negócio abre as portas do marketing digital, permitindo que qualquer negócio com um ponto de venda consiga se promover.
É também um canal para conquistar audiência confiável, já que o próprio Google se encarrega de fazer verificações no processo de configuração da conta.
Com a galeria de fotos, você também mostra a sua “cara”, deixando que os potenciais clientes avaliem sua empresa antes de fazer contato.
A galeria de fotos da plataforma Meu Negócio do Google serve também como uma vitrine online.
Nela, você pode inserir imagens que mostrem suas soluções, sejam elas produtos ou serviços, na forma de galeria.
As pessoas que se interessarem a partir das fotos podem saber mais do que você tem para vender ao clicar em “Solicitar cotação”.
Ou, se você preferir, pode já deixar nas próprias imagens informações sobre o que fazer para a pessoa efetuar uma compra.
A abordagem local permite, por exemplo, que você ofereça serviço de entrega.
Isso elimina a necessidade de contar com toda uma plataforma de e-commerce.
Um estudo da Trustpilot (em inglês) apurou que 89% das pessoas leem comentários e avaliações de outros clientes antes de comprar.
O Google Meu Negócio é um excelente canal para isso, já que está associado aos painéis de empresas que aparecem em destaque nas SERP, do lado direito da tela.
Neles, um potencial cliente tem as informações de que precisa para localizar um negócio pelo Google Maps, além de horário de funcionamento, telefone e as avaliações dos clientes.
“Interessante, mas e os comentários negativos, não jogam contra a empresa?”
Sim, se eles forem ignorados e não vistos como uma oportunidade para melhorar.
As pessoas buscam pelas avaliações não só para ver os elogios, mas principalmente para saber como a empresa trata das reclamações que, sejamos honestos, sempre vão existir.
Portanto, seja qual for o teor de um comentário feito no Google, trate todos com a mesma atenção e educação.
Assim, sua credibilidade só tende a aumentar.
Acho incrível que o Google Meu Negócio tenha sido bem-sucedido, considerando outros formatos de sites em plataformas gratuitas que fracassaram.
Talvez por estar vinculado ao maior motor de busca do mercado, ele teve grande aceitação e é hoje, sem dúvidas, um importante canal de divulgação e para fazer SEO local.
Para quem está dando os primeiros passos ao empreender, é certamente uma vitrine que não pode ser dispensada.
Levando em consideração os custos da construção de um site profissional, também é uma oportunidade de investir na parte mais estratégica e operacional do seu negócio.
Dessa forma, a empresa pode formar com o tempo um capital para investir em um site profissional, ampliando ainda mais a sua audiência.
Um comentário que sempre leio e escuto das empresas e pessoas com quem converso é sobre a complexidade que é montar um site.
Essa tarefa fica ainda mais complicada quando o negócio precisa agregar uma plataforma de e-commerce com todos os recursos necessários para vender e entregar.
Nada disso acontece no Meu Negócio, uma plataforma super simples, feita para aqueles que não têm qualquer experiência em montagem de sites.
Especialmente direcionada para negócios locais, é um canal para receber pedidos e fazer contato direto com clientes.
Tudo isso sem a necessidade de acessar contas de e-mail ou complicados painéis de gestão em softwares de CRM.
Enquanto ferramenta para SEO local, o Google Meu Negócio demanda a mesma atenção dispensada a um site como outro qualquer.
Logo, você precisará desenvolver uma estratégia de otimização capaz de ranquear sua página nas melhores posições da busca orgânica.
A vantagem é que, sendo uma plataforma do próprio Google, uma vez que o site no Meu Negócio esteja verificado, ele é imediatamente indexado.
Mas essa é somente uma parte do trabalho que você precisará fazer para obter as melhores posições na SERP.
Saiba a seguir como levá-lo para os primeiros lugares quando buscarem por soluções como as suas na web.
O elemento mais importante para gerar tráfego e audiência constante em um site são as palavras-chave.
Elas devem estar presentes, em primeiro lugar, na descrição do seu negócio, inseridas no campo “Informações empresariais”.
Informe o nome da empresa, área de atuação e, na descrição, use palavras-chave que remetem ao seu negócio.
Por exemplo: se você está à frente de uma “loja de plantas no bairro Santo Amaro no Recife”, pode usar essa keyword para ser encontrado por pessoas interessadas nesta região.
Como vimos, as avaliações de outros clientes são um elemento fundamental para estimular o comportamento de compra.
Por isso, sempre que fechar negócio, procure solicitar um feedback dos seus clientes no Google, seja positivo ou não.
Você pode até enviar via WhatsApp um link para que a pessoa entre diretamente na área de comentários.
Lembre-se de responder a todos, sem exceção, nem que seja para dizer apenas “muito obrigado”.
O Google diz que sites no Meu Negócio com fotos recebem 42% mais solicitações de rotas de carro e 35% mais cliques do que aqueles que não têm.
Não deixe de aproveitar esse recurso, criando uma galeria para mostrar o que você tem para vender.
Se você é um prestador de serviços, pode inserir fotos da sua empresa, ilustrando como é o atendimento.
Você pode também inserir vídeos, mostrando com ainda mais detalhes como sua empresa funciona ou mesmo demonstrando suas soluções.
Por exemplo: se você tem uma barbearia, pode publicar um vídeo de um cliente sendo atendido, mostrando o antes, durante e o depois.
O Google Meu Negócio tem uma seção de Atualizações, portanto, é nela que você manterá as pessoas informadas sobre o que sua empresa anda fazendo.
Você pode, por exemplo, criar um blog, publicando artigos ou pequenos textos usando keywords que levem as pessoas a encontrar sua empresa.
O objetivo do Google ao criar a plataforma Meu Negócio é oferecer uma solução simples, mas que não deixe de ter os recursos que um site precisa para gerar oportunidades.
Ele é todo formatado para SEO local, aparecendo nos resultados de buscas por soluções em uma determinada região, pelo Maps ou em apps de GPS.
Mas o Google não esqueceu da parte de controle de resultados, disponibilizando também uma espécie de Analytics em versão enxuta.
Você poderá acessá-lo sempre que estiver logado na conta Google relacionada ao seu negócio clicando no link abaixo do box “A sua empresa no Google”.
Ali, você pode obter insights com base nos seguintes indicadores:
Lembre-se: o Google Meu Negócio é um site como todos os outros e, para gerar resultados, precisa ser gerido e atualizado constantemente.
Portanto, não deixe de:
Fazer SEO no Google Meu Negócio é simples, mas requer a mesma dedicação de um site profissional.
Recomendo essa plataforma para todos que tenham empresas regionais ou que prestem serviços em um raio de atuação de poucos quilômetros.
E você, já conhecia essa possibilidade de fazer SEO local?
Precisa escalar suas vendas AGORA e FATURAR ALTO AINDA ESSE ANO ?
ENTÃO ACESSE:
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